segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CARTAS...COMO SÃO ESPECIAIS

No livro "Cartas de Amor" de Monteiro Lobato, que estou lendo "tartarugamente", localizei algumas bem interessante. Que fogem do padrão das outras, muito e exclusivamente românticas, dando lugar a um pouco de humor. Segue abaixo. (Mantendo sempre a forma escrita original)

Taubaté, 8.11.1906

Purezinha

    Recebi a tua microscopica cartinha onde me dizes apressadamente umas tantas coisas bonitinhas. Deliciosa! Mas, deixa estar, sra. professora, que hei de pagar-te na mesma moeda. Lá vai:
    Meu anjo.
    Que tristeza a vida, não? Eu cá, tu lá...Mal o astro rei desperta já se voltam para ti meus pensamentos, e des' que anoitece vão-se eles transformando em sonhos onde sempre tu imperas, oh minha branca rainha! (Que mais, que mais dizer? Ah! Falemos da saudade) A saudade, anjo de minh'alma, habita em mim como um inquilino cronico e a todos os meus atos ensombrece, c'o seu vago palor arroxeado...Minh'alma é triste como a rola aflita...(Que mais, que mais) Oh virgem dos meus sonhos, sol do meu viver, astro que me guia na vida, estrela polar que me conduz aos paramos etereos da felicidade-amo-te! Amo-te como só se ama uma vez na vida. Ver-te e amar-te, estrela matutina, foi obra dum só instante. (Que mais, que mais). Faz um dia quente, o sol explende fulgurante e rubido, nuvens encarneiradas pascem em bandos pelo céu, a Viscondessa toca piano, o Canella briga com as mulheres...vê: tudo fala do meu amor, tudo canta o nosso amor, o dia, o sol, as nuvens, a Viscondessa, o Canella!...
    (Agora o arrematezinho clássico) Adeus! Preciso terminar porque o correio fecha-se às 9 horas da noite e são 12 horas do dia, posso perde-lo, indo esta, nesse caso, ter às suas mãos só depois de amanhã, o que seria uma grande desgraça. Escreve-me sempre, sim?

    Saudoso abraça-te o teu


                                                                                      Juca

Nenhum comentário:

Postar um comentário