quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quiosque da Cultura


As obras da reforma do Quiosque da Cultura, localizado na Praça Leonel Brizola, foram apresentadas pela Prefeitura aos representantes da sociedade civil e do governo que integram o conselho consultivo da Fundação de Arte e Cultura (Fundarc), na tarde desta quarta-feira (27/04). O objetivo do encontro foi realizar a prestação de contas e colher sugestões para a obra do prédio que está sendo transformado em um centro cultural.

De acordo com o presidente da Fundarc, Amon Costa, a obra será realizada em três etapas, sendo que mais de 80% da primeira etapa já está concluída, e em breve, será aberto edital para contratação da empresa responsável pela segunda etapa da construção. Amon disse também que está recebendo sugestões da comunidade para a organização e decoração interna do espaço. "Estamos investindo cerca de R$ 130 mil na primeira etapa e aplicaremos entre R$ 200 a 250 mil na segunda fase. Projetamos finalizar e celebrar a inauguração deste prédio, que abrigará a cultura da cidade e será um ponto de encontro da população, até o final do ano", afirmou.

Amon Costa citou que após a desapropriação do prédio, a atual gestão iniciou em 2009 o projeto para a melhor utilização do espaço, buscando a valorização da diversidade cultural do município. Conforme o planejamento, o prédio contará com a acessibilidade universal, priorizada pela administração municipal, com a instalação de rampas, de elevadores, além de banheiros adaptados. No segundo piso, será construído um auditório para 300 pessoas e haverá local para comercialização de produtos alimentícios, com abertura de edital para empresas interessadas. "A nossa proposta é dialogar com a variedade de manifestações e segmentos culturais da cidade, proporcionando simultaneamente múltiplas atividades neste local que já é uma referência no Centro de Gravataí", enfatizou.

Fortalecimento da cultura
Os representantes do conselho observaram a reforma que prevê os seguintes espaços no local: mini palco, parte administrativa, ambiente gastronômico com área de lazer, espaço para exposições de arte, fotografias e saraus do clube literário. Durante o período da obra, estão em exposição nos tapumes as obras dos artistas da Associação dos Artistas Visuais de Gravataí (Agir). Para o atual presidente da Associação e do Conselho Consultivo da Fundarc, Waldemar Max, a cultura do município será fortalecida com um espaço adequado e de fácil acesso para as atividades. "É muito importante contar com um prédio central para os artistas e entidades que promovem cultura em Gravataí, pois cito como exemplo a exposição que a Agir realizou aqui no Quiosque no ano passado e que recebeu mais de 700 visitantes", frisou Max.

"Essa obra do Quiosque é magnífica, pois finalmente a cultura do município terá uma referência que abrigará as diversas manifestações culturais existentes na cidade. Quem faz e participa da cultura compreende a importância que ela tem para o ser humano", afirmou a presidente do Clube Literário de Gravataí, Maria Izabel Moreira.

Já os representantes do Movimento Hip-Hop, Daniel DKG e Big Jhon e o assessor de Políticas Públicas para a Juventude, Marcos Alexandre da Cruz, o Marck B, salientaram que o novo centro cultural poderá ser utilizado para socializar atividades realizadas nos bairros e promover a integração entre os diferentes movimentos e associações do município. “Pelo que verificamos hoje, acredito que o Quiosque da Cultura será uma referência nacional na área”, ressaltou o assessor. Fundação de Arte e Cultura
Fone: (51) 3484-6681

Nenhum comentário:

Postar um comentário